06 junho 2016

O USO DAS TICS NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL: FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

Resenha do artigo elaborada por:
Beatriz Pidde
Hellena de Lira e Silva
Marcos Torres
Priscila


INTRODUÇÃO


Cria-se técnicas para utilização de cada tecnologia nas atividades cotidianas que se resumem em maneiras, jeitos e habilidades de uso. Assim, existem diferenciadas formas de ferramentas tecnológicas: ao modo em que a utilizamos para determinada ação nos referimos à técnica e, ao conjunto de técnicas denominamos tecnologia (KENSKI, 2003).
Mesmo sabendo do favorecimento do uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem, ainda há desafios que impedem o favorecimento do uso das novas tecnologias na educação. Dentre os desafios e implicações do uso das novas tecnologias no ambiente escolar e na prática docente, Kenski (2003, p. 25) destaca que a ação da escola na atualidade consiste em:
[...] viabilizar-se com espaço crítico em relação ao uso e à apropriação dessas tecnologias de comunicação e informação; reconhecer sua importância e sua interferência no modo de ser e de agir das pessoas e na própria maneira de se comportarem diante de seu grupo social, como cidadãs; desenvolver a consciência crítica e fortalecer a identidade das pessoas e dos grupos [...] (KENSKI, 2003, p. 25).
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Para atingir os objetivos da pesquisa bibliográfica em questão, houve um levantamento de dados, levando em consideração todas as suas variáveis.
Os escolhidos para a pesquisa são professores do ensino superior que atuam na área da pedagogia e graduandos no seu ultimo ano de curso, na mesma área, em instituições públicas e privadas.
O objeto de coleta de dados foi um questionário que contemplava perguntas abertas e fechadas sobre o perfil dos entrevistados, o uso de TIC no contexto escolar e discussão sobre a formação inicial e continuada, e por ultimo sobre os objetivos do mesmo em relação à pesquisa.
Para manter os sigilos dos nomes, foi adotado o sistema de: professor de ensino superior público (PA), professor de ensino superior privado (PB), graduando no curso de pedagogia em instituição pública (GA), graduando no curso de pedagogia em instituição privada (GB), seguidos por numeração ordinal.
Antes da aplicação das questões finais, foram aplicados questionários teste para reavaliar as questões elaboradas. Após isso foram feitos os pedidos de autorização nas instituições envolvidas.
No total, foram distribuídos 50 questionários, e foram respondidos um total de 40 dos mesmos.
ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Na primeira parte da pesquisa foram observados os perfis dos docentes e discentes envolvidos, mostrando semelhanças entre as médias de idades e formação acadêmica dos docentes e diferenças entre as medias de idade dos discentes das duas instituições.


PERCEPÇÕES SOBRE O USO DAS TIC NO CONTEXTO ESCOLAR
Com as respostas obtidas através do primeiro questionamento a respeito da representatividade do uso das TIC no contexto educacional, foi percebido que para os quatro grupos de informantes o maior destaque é para o favorecimento dessas no processo de ensino aprendizagem, citado por 75% dos participantes da pesquisa.
Embora 67,5% dos docentes e discentes afirmam que para empregar TIC em sala de aula é necesssário ao professor adquirir formação continuada, pois naturalmente se o docente tem ao longo de sua formação uma familiarização com as novas tecnologias então ele certamente saberá aplicar devidamente o recurso mais adequado, como ferramenta didática.
Na questão: Como você utiliza/utilizaria as TIC em sala de aula para ministrar os conteúdos de sua disciplina? A maioria dos participantes respondeu que usaria para Exemplificar, ilustrar, aprofundar conteúdos e conceitos, com o uso de vídeo, imagem, redes sociais e apoio de data show. Nessa parte da pesquisa ficou evidente também que as maiores barreiras se predominam na indisponibilidade de recursos, equipamentos ,infraestrutura, falta de capacitação e domínio dos recursos tecnológicos. Além disso, foram apontadas possíveis soluções como a cobrança de adequação da parte de infraestrutura perante os administradores das duas instituições e a implantação de cursos de formação frente ao uso de novas tecnologias, para que haja uma atenção maior tanto na formação dos novos professores, quanto na formação continuada daqueles que já exercem a profissão.


A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL/CONTINUADA
Com a questão: A formação inicial/continuada para professores contribui para o uso das novas tecnologias em sala de aula? Ficou contatado que metade dos professores de ambas as instituições possuem conhecimento sobre o uso das TIC no contexto escolar, e podem em exercício colaborar com outros colegas para a promoção de oficinas e cursos. Do mesmo modo que a maioria dos graduandos de ambas as instituições informaram estar cursando disciplinas que envolvem o uso da TIC em sala de aula e podem assegurar um processo  educativo mais qualitativo. Deve haver também a elaboração de projetos que procuram compreender e superar os desafios dentro do ambiente de trabalho.
Foi evidenciado no estudo que a oferta de formação continuada não é satisfatória, portanto para incorporar as TIC a um processo pedagógico é necessário estabelecer condições estratégicas pertinentes a cada instituição, suprindo suas necessidades de formação inicial e continuada, de forma a evitar que as tecnologias sejam apenas um novo formato para as mesmas e antigas concepções de ensino aprendizagem.
No geral foi verificado que a partir das percepções dos docentes e discentes de cada instituição , haja uma intervenção qualitativa no processo formativo de ambos os informantes, assegurando a oferta de cursos e oficinas que possam mediar posteriores mudanças no contexto educacional e formação de professores.
Pra finalizar um dos objetivos futuros ao término dessa pesquisa é contribuir para um projeto de formação docente para o uso das TIC em sala de aula.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após o fechamento do Seminário apresentado em sala de aula, percebemos as reais dificuldades encontradas, ainda hoje, em pleno século XXI, em relação às TIC’s em sala de aula.
É notável um relativo despreparo dos professores (em formação ou já formados) no uso deste tipo de recurso. Também é possível perceber um receio dos mesmos no uso de novas possibilidades tecnológicas, pois é sim, bastante complicado sair do ócio, e “se aventurar” em novas alternativas de exposição do conhecimento, principalmente quando a escola não tem recursos físicos para isto.
Ser professor, não é uma tarefa fácil, e o uso das TIC’S não é certeza que o aluno consiga aprender tudo o que lhe foi passado. Entretanto, estes novos recursos tecnológicos possibilitam uma extensão de novos caminhos para o mesmo, trazendo “o novo” àqueles que talvez anseiem por um despertar da sua intelectualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário