No século XXI, essa metodologia se torna cada vez mais cotidiana, uma vez que os professores, tentando aperfeiçoar o aprendizado de seus alunos, tentam novas técnicas para o mesmo, utilizando então esses novos recursos.
Entretanto, nem todos estes recursos, estão disponíveis à todos, pois infelizmente, ainda existem muitas redes privadas especializadas nesta confecção, mas que consequentemente,m cobram por esses serviços.
Contudo, se retornarmos ao fato que ainda sim, existem uma infinidade de possibilidades na rede, podemos ter acesso a uma lista de repositórios de recursos educacionais disponíveis online (https://pt.wikiversity.org/wiki/Lista_de_reposit%C3%B3rios_de_recursos_educacionais_dispon%C3%ADveis_online) que facilita o trabalho didático de todo profissional da educação.
Nesta lista citada anteriormente, encontra-se infinidades de possibilidades, dentre elas se destacando algumas bastante interessantes, como o SOOPLAR, que é uma rede social de conhecimento e cultura onde os Internautas podem contribuir disponibilizando material pedagógico, criando jogos educativos e textos literários e o PORTAL DO PROFESSOR que é um espaço para o professor acessar sugestões de planos de aula, baixar mídias de apoio, ter notícias sobre educação e iniciativas do MEC ou até mesmo compartilhar um plano de aula, participar de uma discussão ou fazer um curso. Poderão se inscrever apenas pessoas ligadas às instituições de ensino públicas e privadas. As demais poderão navegar livremente, pois todas as informações são de acesso público.
Desta forma, podemos perceber que existem inúmeras alternativas de se utilizar os objetos educacionais, principalmente no âmbito de serem grátis e online, facilitando o ensino-aprendizado dos educandos e de seus educadores.

Instituto Federal de Goiás - Campus Uruaçu
Licenciatura Plena em Química
Educação e TIC
Ms. Laudelina Braga
Mais um pouquinho sobre...
Outros objetos educacionais interessantes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário