06 junho 2016

Softwares no Ensino da Química: Avogadro


Olá, como vão vocês?
Hoje nosso tutorial será sobre um software para o ensino da química, o AVOGADRO. 
Resolvi fazer um tutorial bem simples sobre o tema, para te aguçar a procurar mais sobre o assunto. No final, disponibilizarei alguns links bastante úteis.
Então, vamos lá?

O que é?
O Avogadro (software) é um editor molecular projetado para utilização multiplataforma em Química computacionalModelagem molecularBioinformáticaCiência dos materiais e áreas afins.
Esse software é gratuito e compatível com Windows, Mac e Linux, e essa é uma das vantagens sobre os demais programas similares, que não são multi-plataforma.

Quais conteúdos que podem ser trabalhados por este software?
Este software é bastante dinâmico, já que ele permite que qualquer usuário (discente ou docente) consiga montar moléculas químicas.
Ele é muito simples, já que basta escolher o elemento químico a ser trabalhado, optar por ele fazer ou não ligações com Hidrogênios, optar pela angulação das moléculas e começar a organização das moléculas químicas.
De fato, os conteúdos trabalhados são os mais diversos possíveis, desde aulas iniciais de Química Inorgânica Fundamental, ou Química Geral I, até química analítica aplicada, já que a intenção do software é a visualização do que geralmente não é notado a olho nu.

Qual seria a melhor série para ser trabalhado?
Na opinião desta blogueira, o Ensino Médio pode ser totalmente contemplado por este software, pois, como dito anteriormente, ele é prático e possibilita inúmeras funções. De fato, talvez ao Ensino Superior, o mesmo já seja um pouco inferior e simplório, mas para o Ensino Fundamental, o mesmo é bastante útil.

Quais os pré-requisitos para utilização do software?
Basicamente, é necessário um inglês bastante básico, já que não são encontrados vocábulos difícies, de qualquer forma, nada que o Google Tradutor  não possa te ajudar.
Outro ponto importante, é ter noções básicas de ligações químicas, para facilitar a montagens das moléculas.

Como usar esse software?
Eu particularmente usaria ele em vários momentos.
Podemos usá-lo para criar ligações químicas e explanar aos alunos;
Também pode ser usado pelos alunos, para efetuação de algum trabalho, alguma demonstração;
E, principalmente, nas analises químicas, para demonstrar as quebras de ligações, as mudanças de estado químico e físico e que o balanceamento químico permanece.

Vantagens e Desvantagens, existem?
Sim, como todo software, existem muitas características sobre ele, dentre elas:

  • Vantagens: É um software livre, sem custo algum; outro interessante é que ele otimiza as moléculas, não permitindo que elas fiquem fora dos ângulos corretos ou fazendo mais ligações que necessário; também é muito ágil, dinâmico e praticidade ímpar.
  • Desvantagens: A facilidade de contaminar os computadores com vírus existe, logo, é aconselhável ter um bom anti-vírus, ou baixá-lo na plataforma LINUX; por último, talvez o principal problema seja ser em inglês, mas como já disse, barreiras de linguagem na verdade não são barreiras.

Onde posso baixá-lo?
Existem diversos pontos para dowloand, então disponibilizo meus favoritos:
Onde posso conhecer mais sobre este software?

Espero que tenham gostado! Aguardem novas postagens!!!





Instituto Federal de Goiás - Campus Uruaçu
Licenciatura Plena em Química
Educação e TIC
Docente: Ms. Laudelina Braga

O USO DAS TICS NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL: FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

Resenha do artigo elaborada por:
Beatriz Pidde
Hellena de Lira e Silva
Marcos Torres
Priscila


INTRODUÇÃO


Cria-se técnicas para utilização de cada tecnologia nas atividades cotidianas que se resumem em maneiras, jeitos e habilidades de uso. Assim, existem diferenciadas formas de ferramentas tecnológicas: ao modo em que a utilizamos para determinada ação nos referimos à técnica e, ao conjunto de técnicas denominamos tecnologia (KENSKI, 2003).
Mesmo sabendo do favorecimento do uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem, ainda há desafios que impedem o favorecimento do uso das novas tecnologias na educação. Dentre os desafios e implicações do uso das novas tecnologias no ambiente escolar e na prática docente, Kenski (2003, p. 25) destaca que a ação da escola na atualidade consiste em:
[...] viabilizar-se com espaço crítico em relação ao uso e à apropriação dessas tecnologias de comunicação e informação; reconhecer sua importância e sua interferência no modo de ser e de agir das pessoas e na própria maneira de se comportarem diante de seu grupo social, como cidadãs; desenvolver a consciência crítica e fortalecer a identidade das pessoas e dos grupos [...] (KENSKI, 2003, p. 25).
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Para atingir os objetivos da pesquisa bibliográfica em questão, houve um levantamento de dados, levando em consideração todas as suas variáveis.
Os escolhidos para a pesquisa são professores do ensino superior que atuam na área da pedagogia e graduandos no seu ultimo ano de curso, na mesma área, em instituições públicas e privadas.
O objeto de coleta de dados foi um questionário que contemplava perguntas abertas e fechadas sobre o perfil dos entrevistados, o uso de TIC no contexto escolar e discussão sobre a formação inicial e continuada, e por ultimo sobre os objetivos do mesmo em relação à pesquisa.
Para manter os sigilos dos nomes, foi adotado o sistema de: professor de ensino superior público (PA), professor de ensino superior privado (PB), graduando no curso de pedagogia em instituição pública (GA), graduando no curso de pedagogia em instituição privada (GB), seguidos por numeração ordinal.
Antes da aplicação das questões finais, foram aplicados questionários teste para reavaliar as questões elaboradas. Após isso foram feitos os pedidos de autorização nas instituições envolvidas.
No total, foram distribuídos 50 questionários, e foram respondidos um total de 40 dos mesmos.

29 maio 2016

O uso dos objetos educacionais no Ensino da Química

   

 Os objetos educacionais são metodologias de ensino que auxiliam no ensino-aprendizagem dos discentes utilizando os meus tecnológicos, tais com softwares e hardwares de alto ou baixa tecnologia.
     No século XXI, essa metodologia se torna cada vez mais cotidiana, uma vez que os professores, tentando aperfeiçoar o aprendizado de seus alunos, tentam novas técnicas para o mesmo, utilizando então esses novos recursos.
    Entretanto, nem todos estes recursos, estão disponíveis à todos, pois infelizmente, ainda existem muitas redes privadas especializadas nesta confecção, mas que consequentemente,m cobram por esses serviços.
     Contudo, se retornarmos ao fato que ainda sim, existem uma infinidade de possibilidades na rede, podemos ter acesso a uma lista de repositórios de recursos educacionais disponíveis online (https://pt.wikiversity.org/wiki/Lista_de_reposit%C3%B3rios_de_recursos_educacionais_dispon%C3%ADveis_online) que facilita o trabalho didático de todo profissional da educação.
     Nesta lista citada anteriormente, encontra-se infinidades de possibilidades, dentre elas se destacando algumas bastante interessantes, como o SOOPLAR, que é uma rede social de conhecimento e cultura onde os Internautas podem contribuir disponibilizando material pedagógico, criando jogos educativos e textos literários e o PORTAL DO PROFESSOR que é um espaço para o professor acessar sugestões de planos de aula, baixar mídias de apoio, ter notícias sobre educação e iniciativas do MEC ou até mesmo compartilhar um plano de aula, participar de uma discussão ou fazer um curso. Poderão se inscrever apenas pessoas ligadas às instituições de ensino públicas e privadas. As demais poderão navegar livremente, pois todas as informações são de acesso público.
     Desta forma, podemos perceber que existem inúmeras alternativas de se utilizar os objetos educacionais, principalmente no âmbito de serem grátis e online, facilitando o ensino-aprendizado dos educandos e de seus educadores.





Instituto Federal de Goiás - Campus Uruaçu
Licenciatura Plena em Química
Educação e TIC
Ms. Laudelina Braga




Mais um pouquinho sobre...
Outros objetos educacionais interessantes:



16 maio 2016

O uso do Hipertexto na Educação

          A evolução tecnológica trouxe a sociedade contemporânea diversos dispositivos e ferramentas que provocaram mudanças na forma de pensar e produzir. Na area da educação esses avanços foram cruciais para o desenvolvimento de novos métodos de aprendizagem. Com o uso cotidiano dos editores de texto, um método que se destaca na melhor compreensão dos conteúdos é o hipertexto.
         É chamado de hipertexto o recurso utilizado em textos que promovem dinamicidade e interligação com outras ferramentas linguísticas.
         Essa ferramenta tem como inicio, sua provável descrição em 1945, quando Vannevar Bush publicou um ensaio no qual descrevia o dispositivo "Memex". 
        Como principais características deste recurso facilitador do conhecimento, temos como destacantes:
  1. Intertextualidade;
  2. Velocidade;
  3. Precisão;
  4. Dinamismo;
  5. Interatividade;
  6. Acessibilidade;
  7. Estrutura em rede;
  8. Transitoriedade;
  9. Organização multilinear.
       Na atualidade, sabemos que este recurso é bastante utilizado, principalmente na internet, onde, no jornalismo e na área educacional, o mesmo se destaca por sua praticidade.       Na área da educação,podemos dizer que este método é fascinante, pois facilita ao aluno uma maior compreensão e descoberta de novos dados, transformando o estudo em algo completo e de fácil compreensão.     De fato, pode-se dizer que o recurso HIPERTEXTO é uma facilitação louvável e muito importante para o ensino, principalmente por nos oferecer recursos que provocam intertextualidade.


                                                                                                                   




Instituto Federal de Goiás - Campus Uruaçu
Licenciatura Plena em Química
Educação e TIC
Ms. Laudelina Braga