Olá, como vão vocês?
Hoje nosso tutorial será sobre um software para o ensino da química, o AVOGADRO.
Resolvi fazer um tutorial bem simples sobre o tema, para te aguçar a procurar mais sobre o assunto. No final, disponibilizarei alguns links bastante úteis.
Então, vamos lá?
O que é?
O Avogadro (software) é um editor molecular projetado para utilização multiplataforma em Química computacional, Modelagem molecular, Bioinformática, Ciência dos materiais e áreas afins.
Esse software é gratuito e compatível com Windows, Mac e Linux, e essa é uma das vantagens sobre os demais programas similares, que não são multi-plataforma.
Quais conteúdos que podem ser trabalhados por este software?
Este software é bastante dinâmico, já que ele permite que qualquer usuário (discente ou docente) consiga montar moléculas químicas.
Ele é muito simples, já que basta escolher o elemento químico a ser trabalhado, optar por ele fazer ou não ligações com Hidrogênios, optar pela angulação das moléculas e começar a organização das moléculas químicas.
De fato, os conteúdos trabalhados são os mais diversos possíveis, desde aulas iniciais de Química Inorgânica Fundamental, ou Química Geral I, até química analítica aplicada, já que a intenção do software é a visualização do que geralmente não é notado a olho nu.
Qual seria a melhor série para ser trabalhado?
Na opinião desta blogueira, o Ensino Médio pode ser totalmente contemplado por este software, pois, como dito anteriormente, ele é prático e possibilita inúmeras funções. De fato, talvez ao Ensino Superior, o mesmo já seja um pouco inferior e simplório, mas para o Ensino Fundamental, o mesmo é bastante útil.
Quais os pré-requisitos para utilização do software?
Basicamente, é necessário um inglês bastante básico, já que não são encontrados vocábulos difícies, de qualquer forma, nada que o Google Tradutor não possa te ajudar.
Outro ponto importante, é ter noções básicas de ligações químicas, para facilitar a montagens das moléculas.
Como usar esse software?
Eu particularmente usaria ele em vários momentos.
Podemos usá-lo para criar ligações químicas e explanar aos alunos;
Também pode ser usado pelos alunos, para efetuação de algum trabalho, alguma demonstração;
E, principalmente, nas analises químicas, para demonstrar as quebras de ligações, as mudanças de estado químico e físico e que o balanceamento químico permanece.
Vantagens e Desvantagens, existem?
Sim, como todo software, existem muitas características sobre ele, dentre elas:
- Vantagens: É um software livre, sem custo algum; outro interessante é que ele otimiza as moléculas, não permitindo que elas fiquem fora dos ângulos corretos ou fazendo mais ligações que necessário; também é muito ágil, dinâmico e praticidade ímpar.
- Desvantagens: A facilidade de contaminar os computadores com vírus existe, logo, é aconselhável ter um bom anti-vírus, ou baixá-lo na plataforma LINUX; por último, talvez o principal problema seja ser em inglês, mas como já disse, barreiras de linguagem na verdade não são barreiras.
Onde posso baixá-lo?
Existem diversos pontos para dowloand, então disponibilizo meus favoritos:
Onde posso conhecer mais sobre este software?
Espero que tenham gostado! Aguardem novas postagens!!!
Instituto Federal de Goiás - Campus Uruaçu
Licenciatura Plena em Química
Educação e TIC
Docente: Ms. Laudelina Braga